A upcycling não é uma nova prática e é muito comum em tempos de economia instável. Contudo, tem ganhado um novo fôlego recentemente, impulsionado por técnicas sustentáveis e pela consciência ambiental que promove.
Este método consiste em dar aos objetos descartados um novo uso, prolongando sua vida útil e diminuindo os efeitos negativos do descarte. A inovação e a qualidade são iguais ou superiores às do produto original.
Como surgiu o termo upcycling?
Em 1994, o ambientalista alemão Reine Pilz criou o termo “upcycling“. Em 2002, o livro Cradle to Cradle: rethinking the way we make things, escrito pelo arquiteto americano William McDonough e pelo químico Michael Braungart, tornou-o popular. O livro também foi traduzido para o Brasil como Cradle to Cradle: criar e reciclar ilimitadamente.
Desde então, vários modelos de negócios têm incorporado o conceito. Tais modelos estão se esforçando para melhorar o ciclo de vida de seus produtos e adotar práticas de produção mais sustentáveis. Assim, usam itens reciclados para produzir novos produtos.
A upcycling reduz a quantidade de resíduos produzidos que passariam anos em aterros sanitários e lixões. Além disso, reduz a necessidade de extrair matérias-primas para produzir novos produtos. No caso do plástico, isso significa menos petróleo explorado; na madeira, menos árvores derrubadas; e no metal, menos mineração.
O reaproveitamento também economiza muito água e energia. Eles são empregados tanto na exploração de recursos naturais quanto na reciclagem em menor escala. Uma das principais manifestações da economia circular é a reciclagem. A ideia é que novos produtos podem ser criados a partir de resíduos.
Qual é a diferença entre reciclagem e upcycling?
A reciclagem é diferente da upcycling porque a reciclagem depende da quebra e degradação do material para produzir um novo. Além disso, o upcyling é um tipo de reciclagem. Reutiliza finalmente esse material, que é feito do estado “natural” do produto fonte.
Upcycling, moda e sustentabilidade
O processo de fabricação da indústria têxtil é complicado. Isso requer muita energia, água, produtos químicos poluentes e exploração de recursos adicionais. Sua cadeia produtiva frequentemente se desvia da moral e é extremamente prejudicial ao meio ambiente.
Os pequenos artesãos e marcas como a Patagonia começaram a usar o upcycling como uma solução na indústria da moda. Ela aconselha os consumidores a não comprar nada além do que é necessário e a manter os mesmos itens por vários anos. Os movimentos de sustentabilidade na moda como a moda ecológica e a moda slow caminham lado a lado com o upcycling. É importante conhecer as empresas e marcas que implementam essas idéias em seu processo de fabricação.
Upcycling na criação de móveis e decoração
Quando se trata de upcycling, a criatividade não tem limites! Você tem pena de jogar fora aquele armário velho e quebrado que já era lindo?
O upcycling pode garantir o ciclo de vida desse móvel de várias maneiras. Ele pode se transformar em um sofá novo ou uma peça de decoração. Quando se trata de reciclar, tudo pode ser reutilizado novamente, basta ser criativo.
Upcycling industrial
Existem empresas de manufatura que transformam resíduos em produtos que voltam aos ciclos de consumo. Um exemplo disso é a TerraCycle, que foi fundada em 2011 e está no mercado brasileiro desde 2010.
A empresa acredita que a reciclagem é uma maneira de preservar o meio ambiente. Mais de três bilhões de resíduos já foram coletados em todo o mundo. Esses foram usados para fazer cadernos, guarda-chuvas, bolsas e outros produtos sustentáveis.
A upcycling não é apenas uma maneira de reduzir a quantidade de entulho que precisa ser descartado, mas também ajuda a reduzir a quantidade de poluentes gerados pela fabricação de novos itens. Além disso, existem inúmeras possibilidades. O pessoal do Studio Bike Furniture Design, localizado em Michigan, nos Estados Unidos, transforma componentes de bicicletas em móveis contemporâneos e inovadores. Isso serve como um exemplo!
Yamila Bayón é uma entusiasta do meio ambiente que compartilha ideias criativas sobre presentes sustentáveis online. Ela inspira seus seguidores a fazer escolhas conscientes, promovendo práticas ecológicas em seu blog e nas redes sociais.