A coleta de resíduos é a prática de reunir resíduos que já foram separados por sua composição. Isso significa que o gerador escolhe resíduos com características semelhantes e os disponibiliza para coleta separada. De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, os municípios são obrigados a implementar sistemas de coleta seletiva de resíduos. Da mesma forma, é necessário que os planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios incluam metas relacionadas a ela.
No entanto, por várias razões, incluindo falta de recursos, falhas administrativas e falta de visão ambiental, esses resíduos são frequentemente descartados em locais inapropriados, como os lixões. A disposição inadequada de resíduos tem várias consequências para o meio ambiente. Eles incluem a degradação do solo, a contaminação de rios e lençóis freáticos e as emissões de metano, que são todos os gáses do efeito estufa que contribuem para o aumento da temperatura do planeta.
Diferença entre resíduos e rejeitos
“Resíduo” e “rejeito” são geralmente usados como sinónimos. No entanto, eles têm significados diferentes. Resíduos são tudo o que sobra de um produto específico, seja sua casca, embalagem ou qualquer outra parte do processo que pode ser reciclada ou reutilizada. Para atingir esse objetivo, os materiais devem ser separados de acordo com sua composição.
Em outras palavras, os resíduos ainda possuem um valor monetário que as indústrias, as cooperativas de catadores e outras partes da cadeia produtiva podem aproveitar. Além disso, o descarte é um tipo de descarte que não pode ser reaproveitado ou reciclado.
Importância da coleta de resíduos
A redução dos efeitos do consumo no meio ambiente depende da importância da coleta e gestão de resíduos. Quando separamos o lixo, tornamos muito mais fácil tratar e diminuímos a probabilidade de efeitos perigosos sobre o ambiente e a saúde da vida no planeta, incluindo a vida humana.
A coleta seletiva de resíduos requer a separação dos resíduos em categorias como recicláveis, orgânicos, rejeitos e perigosos. As cooperativas de coleta seletiva separam minuciosamente os materiais recicláveis para reaproveitamento. O que não é reaproveitado é descartado nos aterros.
Esse caminho é extremamente importante porque o lixo descartado incorretamente pode causar grandes consequências sociais. Em cidades, o lixo descartado incorretamente pode se acumular em locais inadequados, criando locais onde os vetores de doenças podem se espalhar. A chuva e o vento também podem levar o descarte para mares e rios. Como resultado, a limpeza urbana e o manejo adequado dos resíduos são essenciais.
Pilhas e outros materiais perigosos podem poluir o solo, a água e o ar, então eles devem ser descartados separadamente. Aprenda mais sobre o valor da coleta de resíduos:
Soluções
As duas opções mais eficazes para a destinação adequada dos resíduos são a coleta seletiva e a compostagem. A coleta seletiva é a melhor opção para resíduos secos e recicláveis, bem como para compostagem de resíduos úmidos e orgânicos.
Assim, os rejeitos – também conhecidos como resíduos – são os únicos resíduos que não podem ser reciclados ou compostados. Além disso, a sociedade deve mudar seus costumes. A fim de reduzir o número de resíduos gerados, considere se o consumo é mesmo necessário.
Compostagem de resíduos orgânicos
Apesar do fato de que uma grande quantidade de materiais orgânicos são descartados nos aterros sanitários, a compostagem também é um método pelo qual esses materiais podem ser reaproveitados. Trata-se da valorização biológica de materiais orgânicos de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal. Este é um tipo de reciclagem de lixo orgânico. Nesse processo, matéria orgânica é degradada por micro-organismos, como fungos e bactérias, que se transforma em húmus, que é rico em nutrientes e fértil.
Aproximadamente 52% dos resíduos produzidos no Brasil são compostos por materiais orgânicos, de acordo com informações do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). No entanto, infelizmente, tudo isso acabará nos aterros sanitários, onde será depositado junto com os demais e não receberá nenhum tipo de tratamento adequado. A compostagem reduz a quantidade de resíduos orgânicos nos aterros sanitários, evitando os efeitos negativos no meio ambiente e na saúde humana.
Como fazer coleta seletiva em casa?
A separação é fundamental para a coleta seletiva em casa. O agrupamento por categorias (por exemplo, vidro, plástico, papelão, alumínio, etc.) é mais vantajoso! O material que você usa para embalar o descarte também tem importância. Por exemplo, é inadequado embrulhar pilhas em sacos biodegradáveis. Isso se deve ao fato de que eles têm a capacidade de se biodegradar antes que as pilhas sejam recolhidas, o que pode fazer com que elas vazem. Compreenda quais sacos de lixo são adequados para coleta seletiva.
Projeto de coleta de resíduos seletiva em condomínios
Uma estratégia eficaz para o descarte adequado é a implementação de uma coleta seletiva de resíduos. Um projeto de coleta seletiva de resíduos não exige muito investimento e oferece um retorno muito satisfatório. Condomínios, empresas e instituições educacionais são adequadas para esse tipo de projeto.
O primeiro passo para iniciar um projeto de coleta seletiva em sua empresa ou condomínio é definir um espaço e fazer com que as pessoas entendam a importância da separação dos resíduos. Após esse passo, é necessário determinar onde e quais materiais serão coletados.
Após a instalação de pontos de coleta de resíduos, os residentes e funcionários devem ser instruídos sobre como descartar corretamente e como fazê-lo com facilidade sem se deslocar por longas distâncias. Os coletores podem ser colocados em áreas comuns como a portaria, a administração ou outro local onde as pessoas frequentam.
O Instituto Muda é uma organização em São Paulo que trabalha com coleta seletiva em condomínios. Desde 2007, eles realizam diagnósticos e projetos para preparar a infraestrutura para acondicionamento de recicláveis. A implantação inclui um certificado de destinação correta, coleta de materiais recicláveis, relatório mensal de resíduos e instruções.
Yamila Bayón é uma entusiasta do meio ambiente que compartilha ideias criativas sobre presentes sustentáveis online. Ela inspira seus seguidores a fazer escolhas conscientes, promovendo práticas ecológicas em seu blog e nas redes sociais.