Qual é a importância das cores das lixeiras de reciclagem?

A variedade de cores das lixeiras ajuda na separação adequada dos resíduos, facilita a coleta seletiva e incentiva a reciclagem.

As cores das lixeiras de reciclagem tornam o processo de descarte de resíduos sólidos mais fácil. Além disso, os recipientes com cores vibrantes chamam a atenção para o ambiente. Deste modo, também são uma maneira de aumentar a consciência educação ambiental.

Em 2001, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) criou um código de cores para lixeiras de reciclagem. Esse código estabelece uma cor para cada tipo de resíduo com o objetivo de uniformizar a identificação dos coletores e tornar mais fácil identificar os materiais.

Quais cores são encontradas nas lixeiras de reciclagem? 🛢️

As cores da lixeira de reciclagem representa um tipo diferente de resíduo. As cores usadas para os recicláveis mais comuns são:

Azul: representa papel e papelão.

Vermelho: materiais plásticos

Verde: objetos de vidro

Amarelo: metais

No entanto, existem tons específicos para resíduos:

Laranja: resíduos prejudiciais

Branco: resíduos de serviços de saúde e ambulatoriais

Roxo: resíduos contendo radioatividade

Além disso, os seguintes tipos de resíduos são identificados:

Marrom significa resíduos orgânicos.

Cinza é um resíduo geral que não pode ser reciclado, misturado ou contaminado e não pode ser separado.

Ainda que as cores ajudam a identificar e separar resíduos, não há necessidade de ter uma lixeira de todas as cores na sua casa. É suficiente saber como separar o lixo (resíduos orgânicos e recicláveis) e como descartá-lo corretamente.

É fundamental se informar e buscar um centro de coleta seletiva se não houver coleta seletiva no seu bairro ou se você tiver dúvidas sobre como descartar um determinado tipo de resíduo. Os centros de coleta tratam e destinam esses materiais de maneira ética.

No descarte de resíduos, não misture papel, plástico, vidro ou metal com resíduos como óleo usado, pilhas e baterias ou lixo eletrônico. Misturar esses materiais pode causar contaminação e tornar os resíduos ineficazes para reciclagem.

Qual é a importância das cores das lixeiras de reciclagem!

Qual é a situação do descarte de resíduos no Brasil? 🇧🇷

As estimativas da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) indicam que o país produzirá aproximadamente 82 milhões de toneladas de resíduos sólidos até 2022.

A Abrelpe enfatiza o fato de que 7% dos resíduos gerados não foram nem coletados, demonstrando um grave problema de saneamento básico. Isso ocorre porque algumas pessoas não têm acesso ao serviço de coleta de resíduos básico.

De acordo com a Lei no 14026, todas as pessoas no Brasil têm direito ao saneamento básico. Portanto, o Estado deve fornecer serviços, infraestruturas e instalações relacionadas ao abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza pública e gerenciamento de resíduos sólidos, drenagem e manejo de água da chuva. Não, porém.

A Comissão de Meio Ambiente (CMA), criada pelo Senado Federal em 2023, afirma que cerca de 10.1% dos brasileiros não têm acesso à coleta domiciliar de resíduos sólidos.

A população brasileira atingiu pouco mais de 203 milhões de pessoas em dezembro de 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em outras palavras, mais de 20 milhões de indivíduos carecem de acesso à coleta de resíduos domiciliares. Além disso, segundo a CMA, apenas 32% dos municípios usam algum tipo de coleta seletiva.

A Abrelpe enfatiza que, por exemplo, quase 50% das cidades do centro-oeste não possuem coleta seletiva. Além disso, esse valor caiu para 8,6% na região sul.

Como o descarte incorreto de resíduos afeta diretamente a saúde coletiva? ♻️

Em 2022, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) criou o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). O objetivo é aumentar a recuperação de resíduos em 50% em 20 anos e encerrar todos os aterros sanitários do Brasil. A reciclagem, a compostagem, a biodigestão e a recuperação energética são etapas diferentes da recuperação de resíduos sólidos.

Além disso, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) enfatiza que uma gestão eficaz dos resíduos sólidos é o caminho para o desenvolvimento sustentável em toda a América Latina, não apenas no Brasil.

O descarte incorreto de resíduos sólidos em áreas urbanas tem vários efeitos negativos, incluindo degradação do solo, contaminação da água, proliferação de vetores de doenças que afetam a saúde pública, emissão de gases de efeito estufa, formação de ilhas de lixo e poluição dos oceanos.

O PNUD enfatiza que os resíduos sólidos estão associados à produção e consumo excessivos, bem como ao descarte inadequado, o que contribui para o aquecimento global. O argumento é razoável porque, quando resíduos descartados em aterros sanitários e lixões decompõem-se, aumentam as emissões de um dos gases do efeito estufa que contribuem para o aquecimento global, o metano.

Como deve ser feito o descarte correto de resíduos? 🔄

Os resíduos orgânicos devem ser separados dos resíduos recicláveis. Além disso, é fundamental descartar os resíduos recicláveis de forma segura e higienizada.

Segundo uma publicação do Research, Society and Development Journal, os funcionários que trabalham em todas as etapas do tratamento de resíduos sólidos são expostos a uma variedade de riscos ocupacionais, incluindo riscos biológicos, diariamente.

O estudo descobriu que mais da metade dos funcionários já teve algum acidente com materiais cortantes ou perfurantes.

Por exemplo, para descartar vidro quebrado, coloque os cacos dentro de uma caixa de papelão ou de uma garrafa de peixe fechada. Preferivelmente com algum tipo de alerta.

Além disso, é fundamental limpar os resíduos recicláveis com água de reuso. A proliferação de microrganismos pode ser causada por restos de material orgânico nas embalagens. Isso cria um ambiente ideal para roedores e outros insetos e coloca os trabalhadores em risco de infecção.

Por exemplo, deixe as embalagens de molho na pia enquanto lava a louça para evitar desperdício de água.

É possível e necessário separar recicláveis de orgânicos e fazer o descarte adequado, mesmo que você não separe os resíduos por tipo de acordo com as cores das lixeiras de reciclagem.

A reciclagem é um processo fundamental, mas não é a única maneira de reduzir os resíduos.

Reciclagem vs reciclabilidade ‼️

Por exemplo, o descarte de plástico é um grande problema no mundo moderno. O fato de ser um material reciclável não significa necessariamente que ele pode ser reciclado.

O aumento da produção e consumo de plástico levou a um aumento exponencial dos resíduos. E a reciclagem não é uma solução para esse problema mundial.

As taxas de reciclagem do plástico sempre foram baixas, mesmo em países mais desenvolvidos e com sistemas de gerenciamento de resíduos mais sofisticados. Teoricamente, esse componente deveria trabalhar juntos para implementar a sustentabilidade na prática. No entanto, mesmo com uma execução adequada, o processo de reciclagem não seria capaz de atender à demanda por plástico.


Deixe um comentário